11 dezembro 2010

Os impasses do desejo feminino no conto “O leopardo é um animal delicado”


A partir da década de 70, com o movimento feminista, há uma maior participação do universo feminino na literatura, espaço pelo qual a mulher passa a expressar seus desejos, prazeres e sua identidade, quebrando assim o silêncio que a muito tempo lhe era imposto. Bailey (2005) relata que as escritoras brasileiras desde então tentaram desconstruir a imagem idealizada da mulher, como ser frágil e que tem seus desejos contidos, revertendo alguns dos padrões de comportamento típicos da identidade feminina. Dentre os principais nomes se destacam Lispector, Raquel de Queiros, Gilka Machado, Marcia Denser, inclusive Marina Colasanti, autora do conto que será analisado, “O leopardo é um animal delicado”.

Esse conto de Marina Colasanti se caracteriza como erótico por retratar a sexualidade de uma mulher, de modo a apresentar ao leitor a experiência erótica através de um detalhamento dos aspectos sensoriais do corpo, que incitam a personagem e lhe despertam para a busca da satisfação de seu desejo. Dessa forma, nesse conto há a presença da descrição de um corpo erotizado, sendo que Xavier (2007) o define como um corpo que busca constantemente a satisfação do prazer.

Neste conto a personagem se caracteriza inicialmente como uma mulher que vive impasses na sua sexualidade, sendo de certa forma ainda contida, imbricada em amarras sociais, que lhe despertam vergonhas. Isso se evidencia no seguinte fragmento:
Desejou comprar um, um pênis de prata para pendurar, pendurar onde? Perguntou-se sem conseguir imaginar-se com ele pendente da fivela do relógio ou da pulseirinha do tornozelo. Guardar numa gaveta, que desperdício. Ainda assim continuava querendo-o, volto aqui depois, disse para si mesma para contornar o impasse (p. 84).
Nesse sentido, a personagem abre mão do seu desejo, de adquirir um chaveiro em formato de pênis, pois ela não via modo de se mostrar com esse objeto no meio social. Evidenciando, assim, suas vergonhas no que diz respeito aos seus desejos sexuais.

Entretanto, no decorrer da narrativa a personagem vai se mostrando mais ativa na busca pela realização do seu desejo, sendo capaz de ir em uma feira erótica e ter interesse em usufruir o que estava sendo oferecido. Sendo o ápice a sua entrada no Túnel do Amor, que lhe incitou os seus mais remotos desejos sexuais, estando destinada a satisfazê-los, mesmo que para isso fosse necessário um pouco de violência, como pode ser visto nesta passagem:
Ele puxou a sunga para cima com a mão. Ela cravou-lhe as unhas na nádega. Ele urrou ou ela. Ela afundou-lhe os dentes no pescoço. Ele agarrou-lhe os cabelos tentando afastar sua cabeça. Ela meteu-lhe o joelho com força na virilha (p. 89).
Segundo Bataille (2004) a experiência erótica está sempre envolvida por certo grau de violência, como pode ser visto neste trecho do conto, pois a protagonista utiliza da força física contra outra pessoa para conseguir a satisfação sexual.

Verifica-se que Marina Colasanti constrói uma personagem que ao mesmo tempo em que tenta se proteger dos desejos sexuais, ela também se abre para as possibilidades de satisfazê-los. Isso demonstra as vivências paradoxais das mulheres em relação aos seus desejos sexuais, visto que há uma coerção social que se dirige à repressão da sua sexualidade, em paralelo com as exigências sexuais que se apresentam de forma concreta no seu corpo.

Referências:
BAILEY, Cristina Ferreira-Pinto. O corpo e a voz da mulher brasileira na sua literatura: o discurso erótico de Márcia Denser. Disponível em: http://www.cronopios.com.br /site/ensaios.asp?id=128. Acesso em: 10 de nov 2010.

BATAILLE, Georges. O erotismo. São Paulo: Arx, 2004.

COLASANTI, Marina. O leopardo é um animal delicado. In:______. (Org.).  O leopardo é um animal delicado. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

XAVIER, Elódia. Que corpo é esse? O corpo no imaginário feminino. Florianópolis: Ed. Mulheres, 2007.

3 comentários:

Erli Porto disse...

Muito bacana a escolha do conto. Li esse livro por ocasião do vestibular e amei esse conto. A mulher apresentada por Marina Colasanti, como demonstrado na análise, vai embusca da realização de seus desejos, e , apesr de inibida no início, após entrar no túnel do amor solta todas as feras presas dentro dela...

Unknown disse...

li o conto por curiosidade,queria saber o final.Acho que ate hoje as mulheres nao conseguem demonstrar os seus desejos completamente...

Anônimo disse...

Este conto é muito interessante, e até nos dias atuais as mulheres se omitem por, talvez, as idéias permanecerem "machistas". Alguns homens nao conseguem ver suas mulheres tendo prazer ou sugerindo algo mais na cama.
Ass:Raquel